Dados Gerais
- Localizados na serra do mar Paranaense
- Como chegar: Siga pela rodovia Régis Bittencourt, sentido São Paulo. Fique atento após passar pelo posto policial perto do portal da estrada Graciosa. Logo após um posto Esso, haverá a entrada a direita, é uma estrada de terra que te levará até a fazenda da Bolinha, seguindo sempre pela estrada principal.
- Quanto gastamos: Entrada / Estacionamento: R$ 15,00 por pessoa (Valor não fixo)
- Pedágio: Não há pedágios neste trajeto
- O que comemos: Sanduíches, ovo cozido, chocolate, e água!
- O que levamos: Corta-vento: O clima muda muito rápido na serra do mar. Boné, protetor solar: Uma parte do trecho é feita a céu aberto, proteja-se!
- Lanterna e apito: Previna-se! Caso você se perca, estes itens de segurança pode ajudar as pessoas a te encontrar!
- Dificuldade: 7 (0 muito fácil – 10 muito difícil)
Nosso relato
Para chegar ao Tucum, passa-se pelo Camapuã ou por uma trilha “por baixo” por um desvio saindo da trilha que leva ao Ciririca. Todas as vezes que fomos, subimos pelo Camapuã!
O caminho é sinalizado com fitas, fique atento a elas, muitas pessoas já se perderam nestas montanhas, inclusive com uma fatalidade recente!
O trajeto faz alguns zig-zags, atravessa-se um riacho 4 vezes. Não é todo o trajeto que é íngreme, há pequenos trechos planos.

A subida não é difícil, mas em alguns pontos precisa-se de um pouco de técnica e força, ou da ajuda de alguém. Para quem está moderadamente ativo, leva-se em média 3:00 para chegar ao cume do Camapuã e mais 40 minutos para chegar ao Cume do Tucum.
2 / 3 da trilha é dentro da mata, e em alguns lugares é bem fechado, é interessante estar de camiseta de manga comprida, para evitar arranhões.
O último terço do trajeto é a céu aberto, e é a subida mais íngreme do trecho, mas não é preciso escalar nada, somente a força muscular e capacidade cardiovascular para aguentar a subida.

Do cume do Camapuã é possível ver Curitiba, a represa do Voçoroca, o Pico Paraná e as principais montanhas famosas do Ibitiraquire.


Do Tucum, da para ver o Ciririca e todo o complexo de montanhas que se vê do Camapuã.




Mais fotos:





de todas as montanhas que subi a tem tem melhor vista é a do tucum.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também acho!
CurtirCurtir