Araçatuba

Dados gerais

  • Como chegar: Pegue a BR 376 sentido litoral, mantenha-se a direita após o pedágio, entre na placa indicativa do bairro Matulão e siga pela principal. Na estrada de terra também há algumas pequenas placas indicativas do morro Araçatuba.
  • Quanto gastamos? Entrada / estacionamento: R$ 10,00 por carro (valor não fixo)
  • Pedágio: Há um pedágio, valor de aproximadamente R$ 2,50
  • O que comemos: Sanduíches, chocolate, ovo cozido, água, chá quente.
  • O que levamos: Corta-vento: O clima muda muito rápido na serra do mar. Boné, protetor solar: Uma parte do trecho é feita a céu aberto, proteja-se!
  • Lanterna e apito: Previna-se! Caso você se perca, estes itens de segurança pode ajudar as pessoas a te encontrar!
  • Dificuldade: 6. (0 muito fácil – 10 muito difícil) – de acordo com a nossa experiência

 


 

Nosso relato

A preferida da Débora!

O morro do Araçatuba fica localizado no município de Tijucas do Sul, no bairro Matulão, a aproximadamente 50 km de Curitiba.

Sempre que vamos, deixamos o carro no mesmo lugar, alguns moradores oferecem um espaço para estacionamento, porém, cobram uma taxa.

A subida do morro é ingrime, para quem está moderadamente ativo, o tempo de subida é de aproximadamente 2:45 horas. Para quem tem um estilo de vida sedentário, levará pelo menos 4:30 hrs para subir!

Diferente de outras Montanhas que tem alguns trechos planos, a trilha do Araçatuba é uma subida ingrime durante 95% do trajeto, mas não há paredões, ou pedras que precisam ser escaladas, só é preciso força muscular.

Há vacas que pastam no morro, elas formam algumas trilhas, por isso é importante prestar atenção nas marcações de fitas coloridas e flechas pintadas nas pedras, pois as trilhas dos animais podem confundir. Mesmo vendo o topo durante praticamente o percurso inteiro, algumas pessoas já se perderam no morro, principalmente na hora da descida, pegando alguma destas trilhas feitas pelo gado.

Há árvores somente no inicio do trajeto, 70 % da subida é a céu aberto, assim, o Araçatuba recebe muito vento, o que faz dela uma das montanhas mais frias do Paraná, por isso leve agasalho, quando você parar no cume para apreciar a paisagem, provavelmente sentirá frio!

Em uma das vezes que fomos, pegamos chuva, o que é comum no Araçatuba, então levar corta vento também é interessante.

Passe protetor solar, durante a subida, provavelmente você usará somente camiseta, como a trilha é aberta, você pegará sol direto na cabeça, use Boné!

As corridas de montanha estão crescendo cada dia mais, e algumas etapas são feitas no Araçatuba, o triste é que muitas pessoas que migram da corrida de rua para as de montanha, levam com elas a triste mania de jogar copinhos de água no chão. Depois que as corridas começaram no Araçatuba, deu para perceber que a trilha esta mais suja, sendo fácil encontrar as tradicionais embalagens de carbogel descartadas em alguns pontos.

Para descer, todo Santo ajuda! O tempo médio é de 1:40 hrs, sem dificuldades!

Fotos:

20120722_135058
A vista do cume
<3
<3

483230_4463940560295_123732289_n

CAM00479

Chá quente
Chá quente

CAM00493

CAM00505

CAM00499

IMG_1988

Ta vindo chuuuuvaa!
Ta vindo chuuuuvaa!

 


4 comentários em “Araçatuba

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: