Farol de Santa Marta.

Nosso relato

Haaaa como adoramos este lugar!

Sempre que vamos para Santa Catarina, tentamos visitar o Farol de Santa Marta.

O Farol é uma cidade pequena, e um pouco “rústica”. Nós sempre vamos fora de temporada, pois gostamos de paz e tranquilidade que encontramos lá. Se você está atrás de baladas, acreditamos que não é o local certo.

A estrada ainda não era asfaltada nas primeiras vezes que fomos, que por um lado era bom, pois o local ficava mais protegido dos farofas e passávamos por paisagens encantadoras, com Dunas e alguns pequenos lagos que se formavam com a água da chuva, e que aparentemente, foram destruídas com a vinda do asfalto. Por outro lado, nós tínhamos um carro Celta (LandCelta mais um vez rsrs), e a estrada ficava muito ruim quando chovia, mas  nosso carro conseguiu passar pelas estradas. O acesso era muito complicado, com certeza facilitou a vida dos moradores.

CAM00343
Acesso antigo, sem asfalto

Há algumas opções de turismo, principalmente para quem gosta de esportes aquáticos. A praia do Cardoso é um dos picos que mais recebe surfistas, e alguns eventos de ondas grandes acontecem ali.

Praia do Cardoso
Praia do Cardoso
Praia do Cardoso, do outro canto
Praia do Cardoso, do outro canto

CAM00277

Caminhando um pouco, chega-se na divisa da praia do Cardoso e da praia da Cigana, há uma formação de pedras, a vista do alto é linda.

Divisa entre a praia do Cardoso e a Cigana
Divisa entre a praia do Cardoso e a Cigana

CAM00215

1

E também nos arriscamos num boulder

CAM00224

Em uma das vezes, ficamos numa pousada chamada Capitão Gancho, e o dono disse que no inverno alguns leões marinho ficam ali nas pedras embaixo da estrutura da pousada, e também é possível avistar as baleias no mar. Além da paisagem magnífica do mezanino da pousada.

 CAM00139

Fica fácil lavar a louça assim né?
Fica fácil lavar a louça assim né?
Café da manhã
Café da manhã

Também nos hospedamos na pousada Vento & Cia, que fica na prainha, as dunas chegam a invadir as casas por causa do vento e fica difícil até para abrir a porta. A pousada fica em frente ao mar, bem localizada, perto de restaurantes, mercado, lojas. O Luiz aproveitou a praia vazia durante a semana e foi surfar, e pra sorte dele, um golfinho também estava pegando algumas ondas.

CAM00169

Há um sítio arqueológico de Sambaqui subindo pela estrada beira-mar da prainha, tem um local para estacionar, ali já da para ver a cidade inteira, e se continuar subindo a pé, tem uma vista incrível do Farol, Praia do Cardoso, Cigana …

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta
Cardoso e Cigana
Cardoso e Cigana

CAM00177

CAM00188

CAM00199

Ainda não conhecemos algumas praias em torno, mas cada vez que vamos, tentamos conhecer um pouquinho da natureza fantástica deste local. E infelizmente todas as vezes que fomos o Farol estava fechado para visitações.

Há algumas ONGs que tentam preservar o local, em meio a algumas pesquisas encontramos um site, que achamos muito interessante, e vale a leitura para quem, assim como nós, adora este lugar:

http://sosfaroldesantamarta.blogspot.com.br/


Nota para Estrada: 10

Com o asfalto, o trajeto ficou mais fácil, a estrada é ótima.


Nota para Pousadas:

Capitão Gancho: 7.

A vista que tem da pousada é demais, mas a cozinha e o banheiro são compartilhados. Para a nossa sorte, ficamos sozinhos na Pousada.

Vento & Cia: 9.

Tínhamos chegado na cidade e fomos atrás de uma pousada. Tinham acabado de desocupar um quarto,  mas o pessoal se organizou, limpou, e fez toda a correria para que nós não ficássemos sem hospedagem. Agradecemos pela preocupação pessoal. É uma pousada simples mas muito aconchegante e em frente para um ótimo pico de surfe.


2 comentários em “Farol de Santa Marta.

Adicione o seu

  1. É um dos lugares mais lindos que já fui e fica aqui pertinho de casa. Tem outras praias lindas por perto, todas naquela estrada que vai até a balsa para Laguna.
    Destaque para a praia da Barra,no canal de Laguna. Da para tomar uma cerveja ali no Geraldos olhando os botos.

    Curtir

    1. Nossa, que bom saber Ricardo, acho que nós ficamos tão presos ao Farol que esquecemos que tem muita coisa em volta! Na próxima vez que formos vamos explorar mais as praias em volta, você pode dar mais dicas pra nós?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: