Nosso relato
Haaaa como adoramos este lugar!
Sempre que vamos para Santa Catarina, tentamos visitar o Farol de Santa Marta.
O Farol é uma cidade pequena, e um pouco “rústica”. Nós sempre vamos fora de temporada, pois gostamos de paz e tranquilidade que encontramos lá. Se você está atrás de baladas, acreditamos que não é o local certo.
A estrada ainda não era asfaltada nas primeiras vezes que fomos, que por um lado era bom, pois o local ficava mais protegido dos farofas e passávamos por paisagens encantadoras, com Dunas e alguns pequenos lagos que se formavam com a água da chuva, e que aparentemente, foram destruídas com a vinda do asfalto. Por outro lado, nós tínhamos um carro Celta (LandCelta mais um vez rsrs), e a estrada ficava muito ruim quando chovia, mas nosso carro conseguiu passar pelas estradas. O acesso era muito complicado, com certeza facilitou a vida dos moradores.

Há algumas opções de turismo, principalmente para quem gosta de esportes aquáticos. A praia do Cardoso é um dos picos que mais recebe surfistas, e alguns eventos de ondas grandes acontecem ali.


Caminhando um pouco, chega-se na divisa da praia do Cardoso e da praia da Cigana, há uma formação de pedras, a vista do alto é linda.

E também nos arriscamos num boulder
Em uma das vezes, ficamos numa pousada chamada Capitão Gancho, e o dono disse que no inverno alguns leões marinho ficam ali nas pedras embaixo da estrutura da pousada, e também é possível avistar as baleias no mar. Além da paisagem magnífica do mezanino da pousada.


Também nos hospedamos na pousada Vento & Cia, que fica na prainha, as dunas chegam a invadir as casas por causa do vento e fica difícil até para abrir a porta. A pousada fica em frente ao mar, bem localizada, perto de restaurantes, mercado, lojas. O Luiz aproveitou a praia vazia durante a semana e foi surfar, e pra sorte dele, um golfinho também estava pegando algumas ondas.
Há um sítio arqueológico de Sambaqui subindo pela estrada beira-mar da prainha, tem um local para estacionar, ali já da para ver a cidade inteira, e se continuar subindo a pé, tem uma vista incrível do Farol, Praia do Cardoso, Cigana …


Ainda não conhecemos algumas praias em torno, mas cada vez que vamos, tentamos conhecer um pouquinho da natureza fantástica deste local. E infelizmente todas as vezes que fomos o Farol estava fechado para visitações.
Há algumas ONGs que tentam preservar o local, em meio a algumas pesquisas encontramos um site, que achamos muito interessante, e vale a leitura para quem, assim como nós, adora este lugar:
http://sosfaroldesantamarta.blogspot.com.br/
Nota para Estrada: 10
Com o asfalto, o trajeto ficou mais fácil, a estrada é ótima.
Nota para Pousadas:
Capitão Gancho: 7.
A vista que tem da pousada é demais, mas a cozinha e o banheiro são compartilhados. Para a nossa sorte, ficamos sozinhos na Pousada.
Vento & Cia: 9.
Tínhamos chegado na cidade e fomos atrás de uma pousada. Tinham acabado de desocupar um quarto, mas o pessoal se organizou, limpou, e fez toda a correria para que nós não ficássemos sem hospedagem. Agradecemos pela preocupação pessoal. É uma pousada simples mas muito aconchegante e em frente para um ótimo pico de surfe.
É um dos lugares mais lindos que já fui e fica aqui pertinho de casa. Tem outras praias lindas por perto, todas naquela estrada que vai até a balsa para Laguna.
Destaque para a praia da Barra,no canal de Laguna. Da para tomar uma cerveja ali no Geraldos olhando os botos.
CurtirCurtir
Nossa, que bom saber Ricardo, acho que nós ficamos tão presos ao Farol que esquecemos que tem muita coisa em volta! Na próxima vez que formos vamos explorar mais as praias em volta, você pode dar mais dicas pra nós?
CurtirCurtir