Balsa Nova – Cachoeira do Bruel – Ponte dos arcos

Dados gerais

• Como chegamos: Nós seguimos as indicações dos nossos amigos do Portal das Cachoeiras.
  • Fácil acesso
  • Nota para estrada: 8. Após sair da BR, a estrada é de chão, mas todas as vezes que passamos estava em boa condição, qualquer carro consegue chegar sem problemas!
  • A pousada tem boa estrutua de lanchonete / restaurante, estacionamento, banheiro. Para mais informações acesse o site
  • O que comemos: Algumas vezes almoçamos na pousada, e em outras fizemos piquenique perto da cachoeira.
  • É cobrado entrada

Nosso relato

Já fugimos algumas vezes de Curitiba para espairecer em São Luiz do Purunã / Balsa nova, e ocasionalmente acabamos na cachoeira do Bruel, ou só passeando pela região. Fomos tanto pela facilidade de acesso, por ser perto de Curitiba e pela tranquilidade destas cidades.

A ponte dos arcos é uma ferrovia, tombada como patrimônio arquitetônico, possui 60 metros de altura e 585 metros de comprimento. Lá de cima é estranho olhar para baixo, deve-se tomar cuidado, já vimos notícias de pessoas que não saíram a tempo dos trilhos do trem e foram atropelados. A ponte também era utilizada para saltar de bungee jump, mas após alguns acidentes o esporte foi proibido no local.

20130317_141839

Ferrovia
Ponte dos arcos

228915_500767459960793_739338667_n

Na mesma região também está a Cachoeira do Bruel, formada pelo rio Tamanduá, contando com cascatas no seu percorrer, com várias quedas e piscinas naturais convidativas para um banho. O movimento de pessoas é alto, principalmente nos finais de semana, mas nunca disputamos lugar com ninguém.

1615222_1405967119652784_958809463_n 1IMG-20150111-WA0007 IMG-20150111-WA0008

A entrada da Cachoeira do Bruel se dá pela pousada Cristal do Horizonte, que conta com uma excelente estrutura.

Agora falando de aventura, o Luiz sempre faz suas acrobacias saltando de alguns pontos das pedras para a água, mas antes nos informamos com outros frequentadores quais os pontos seguros.

IMG-20150111-WA0032 1

Como o local é propício para diversão, e nós usamos nossa criatividade, inventamos pequenos desafios de passar por baixo da água de um fosso para o outro e de escalar por trás das quedas da cachoeira, sempre levamos nossas máscaras de mergulho, nadadeira e tênis.

1655206_1405967046319458_2053968195_n 1616216_1405967029652793_2020935508_n (1)

Também é uma boa pedida para quem gosta de passear de moto, como é o nosso caso, as vezes vamos almoçar por ali, visitar a ponte dos arcos, enfim, sair da rotina.