Alto Paraíso de Goiás

Dados gerais

  • Há 3 bancos em Alto Paraíso: Caixa, Banco do Brasil e Itaú. Não tem banco 24 horas, então, se você não tem conta em nenhum desses bancos, leve dinheiro!
  • A entrada das propriedades particulares / cachoeiras, são pagas em dinheiro, não aceitam cartão. Apenas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem a entrada gratuita, mas nesta rápida viagem não visitamos nenhuma das atrações do Parque (já estão na lista para a próxima e com certeza postaremos aqui).
  • Os restaurantes / mercados / pousadas aceitam cartão e existem para todos os gostos/bolsos. Almoçamos no sábado em um buffet por quilo e jantamos em uma pizzaria indicada pelo pessoal do hotel, ambos muito bons e com preços justos.
  • O horário de funcionamento para visitação da maioria das cachoeiras é das 8 às 17 hrs. Indicamos levar óculos de natação/ máscara de mergulho para quem deseja visitar as cachoeiras, realmente compensa ver as paisagens por outros ângulos quando decidir enfrentar as águas geladas.
  • Há opções de pousadas para todos os bolsos. Nós pesquisamos pousadas pelo Tripadvisor, mas também tem o site da Prefeitura de Alto paraíso que traz muitas informações sobre todas as atrações da cidade, cachoeiras, trilhas, pousadas.
  • A estrada só estava ruim na saída de Brasília.

 


 

Nosso relato

Finalmente conseguimos uma brecha na agenda e decidimos de úlitma hora conhecer Alto Paraíso / GO.  Uma vez que a previsão do tempo era de chuva, diante disso olhamos pela janela, estava sol,  arrumamos a bagagem e partimos.

8

Alto Paraíso faz parte do parque nacional da Chapada dos Veadeiros, a aproximadamente 230 km de Brasília.  A estrada é tranquila, com lindas paisagens de montanhas e cânions. Há muitas retas, asfalto bom, esburacado só na saída de Brasília. Levamos  2:30 hrs para chegar.

57

A cidade é pequena e fácil de achar bares, restaurantes, pousadas e o centrinho comercial. Mas, assim que chegamos, um carro parou ao nosso lado para pedir informações, ficamos alíviados em pensar  que algumas pessoas são mais perdidas que a gente – Opa,  espera: Nós também não fazíamos a mínima de onde estávamos rsrs

58
Portal e um pouco da cidade

Então o pessoal do carro pediu informação para algumas pessoas que estavam um pouco mais a frente.
Seguimos eles um pouco, mas logo percebemos estavam mais perdidos que antes, e resolvemos seguir nosso destino. Não andamos muito para encontrar o centro, na realidade apenas pegamos uma reta e ele apareceu… Paramos num restaurante, e reencontramos os perdidos almoçando lá. Essas situações sempre deixam a viagem mais divertida.

59
O Centro comercial da cidade, é uma rua!

Alto Paraíso é uma cidade conhecida pelas cachoeiras, ecoturismo, paisagens exuberantes… e também pelo avistamento de OVNIs e ETs. Em vários estabelecimentos da cidade tem estátuas de Extra-terrestres, com decorações místicas.  Também há pessoas com um estilo mais alternativo / hippie, e algumas lojas de roupas especializadas nessa moda.

51

A cidade possui várias praças bem organizadas e espaços arborizados, uma pequena pista de skate , e um pequeno parque de diversões próximo à rodovia e ao portal na entrada da cidade.

Ao redor da cidade existem muitas propriedades focadas em desenvolvimento sustentável, produtos orgânicos, energia renovável, uma grande preocupação com a natureza e o impacto da ocupação dos espaços. Passamos por uma usina de reciclagem ao norte da cidade que não parecia estar funcionando no final de semana, mas apenas por ela estar lá já mostra a intenção de reaproveitarem os materiais e reduzir o impacto.

57
Portal da cidade

O Luiz havia pesquisado alguns hotéis da cidade, e depois de termos nos perdido tentando achar o centro e algumas hospedarias, resolvemos ir para o que ele tinha visto pelo site Tripadvisor. O hotel fica na estrada, de lá, consegue-se ver a cidade inteira e o quão pequena ela é.

2
A pequena cidade de Alto Paraíso! Não conseguiu achar? São aqueles pontinhos brancos no meio da foto.

Pegamos muita informação sobre as cachoeiras e passeios da região com os funcionários do hotel. Como já eram 14 hrs, e o tempo estava fechando, resolvemos ir passear pelo Vale da Lua, que fica a 30 km de Alto Paraíso, seguindo sentido a São Jorge.

Depois do passeio, voltamos para o hotel, curtimos a piscina, e prestigiamos o belíssimo pôr do sol.

41

Alto Paraíso é linda a noite, o céu é muito estrelado, a Débora conseguiu ver uma estrela candente, talvez por isso alguns mais empolgados avistem “outras” coisas.

55

62

Em Alto Paraíso há mais de 120 cachoeiras catalogadas, há várias trilhas, de fácil e difícil acesso, tudo depende da sua vontade e coragem. Você interage perfeitamente com o cerrado brasileiro. Avista tucanos, muitos calangos, cobras, araras, e infelizmente muitos animais mortos por atropelamento. Se você não gosta de se integrar a natureza, não vá para Alto Paraíso!

Respeite a flora e a fauna, vale a pena!

56

 


 

Para quem tem preguiça de ler, um resumo em vídeo sobre Alto Paraíso de Goiás:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/5dh-OhC4yfg&#8221; frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: