Laguna Torre + Mirador Maestri

Neste Post

1 . Dados Gerais

2. Sobre

3. Nosso relato

4. Dificuldade / Distância / Condições da trilha / Contratação de guia

5.  Reserva

6. Aluguel de Equipamentos

7. Campings / Banheiros

8. Nossa opinião

 


 

1 . Dados gerais

  • COMO CHEGAR: Caminhando, meio de transporte próprio, táxi,  Remis. A entrada da trilha é pela avenida San Martin, há uma placa indicando a direção.
  • QUANTO GASTAMOS: Gastamos aproximadamente R$ 40,00 com comida que compramos em um mercado. A entrada do parque em Abril de 2019 foi gratuita.  
  • ESTRUTURA: Não há estrutura de restaurantes dentro do parque. No camping tem banheiro químico, mas não tem estrutura de cozinhas.
  • O QUE COMEMOS: Levamos água, suco, carbogel, castanhas, frutas e sanduíches.
  • O QUE USAMOS: Roupas de frio, luvas para neve, touca, bastões de caminhada, botas impermeáveis.
  • O QUE LEVAMOS: Kit de primeiros socorros, capa de chuva, lanterna e apito: Previna-se! Caso você se perca, estes itens de segurança podem ajudar.
  • Esteja preparado para o frio.
  • Não encontramos mapa com informações de todas as trilhas, somente placas indicativas.

 


 

2. Sobre

O Cerro Torre faz parte da cadeia do Fitz Roy, e também é conhecido por escalodores do mundo Todo. A Laguna Torre fica aos pés do Cerro.

É um trekking famoso em El Chaltén, provavelmente você irá encontrar muitas pessoas na trilha.

A maioria dos trekkings são feitos dentro do Parque Nacional Los Glaciares, considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.

 


3. Nosso relato

No nosso primeiro dia em El Chatén fizemos a trilha para a Laguna de Los Tres, no segundo dia o tempo virou e nevou, aproveitamos para descansar e lavar roupas, mas para nossa sorte, no terceiro e último dia em El Chaltén a previsão acertou e tivemos uma janela de tempo bom para fazer o Trekking para a Laguna Torre.

No início da trilha há uma subida, não muito íngrime, porém é longa. Pouco depois está o mirante do Cerro Torre, vale a pena parar uns minutinhos e contemplar a vista da região, do Cerro Torre e até o Cerro Fitz Roy.

Diferente do trekking para a Laguna de Los Tres, você não vê o Cerro Torre por boa parte do caminho, mas isso não faz com que o trekking seja menos atrativo.

Boa parte da trilha é plana, com pouco desnível, o que torna o mais fácil. Nevou no dia anterior e a a paisagem ficou ainda mais bonita, porém mais escorregadia.

Passa por bosques de lenga, campos abertos, pelo acampamento D’Agostini,… O final do trajeto é costeando o rio Fitz Roy, aí tem uma pequena subida, de terreno pedregoso e lá está a Laguna Torre. O caminho é muito bonito!

 

A Laguna Torre tem cor barrenta, mas isso não deixa o cenário mais feio. O Glaciar, Blocos de iceberg e boa parte da Laguna estava congelada. Uma paisagem de tirar o fôlego!

 

A Débora ficou descansando nas grandes pedras da Laguna Torre e o Luiz seguiu em direção ao Mirador Maestri, a trilha é costeando pela direita da Laguna (olhando para a Laguna).

Este trajeto é bem íngreme, mas o Luiz acelerou o passo e levou 20 minutos para subir e 12 minutos para descer. A trilha tem várias pedras soltas, e por causa da neve estava escorregadio. O Luiz passou pelo Mirador e continuou até o abrigo Maestri, de lá voltou pois não dava para ver a trilha por conta da neve. Tome cuidado,em alguns trechos a trilha vai por uma encosta perigosa, que é uma precipício.

Do Mirador Maestri tem uma bela vista para o Glaciar Grande. No Abrigo Maestri ainda tem os restos do antigo acampamento.

Na volta  tivemos uma grande surpresa, encontramos um Huemule. Nos falaram que há menos de 300 na região. Isso fez com que El Chaltén se tornasse ainda mais especial para nós.

_MG_6180


4. Dificuldade / Distância / Condições da trilha / Contratação de guia

Subimos montanhas no Ushuaia, fizemos o circuito O em Torres del Paine e as trilhas de El Chaltén foram no final do roteiro. Mesmo mais cansados de toda a viagem, nosso condicionamento físico estava bom.

Portanto achamos a trilha até a Laguna Torre de nível fácil, inclusive mais fácil que a trilha da Laguna de Los Tres. A parte mais díficil é a trilha para o mirador Maestri.

A trilha até a Laguna Torre é auto guiada, muito bem sinalizada e com demarcações de distância. Para o Mirador Maestri há pouca sinalização, mas é tranquilo. Não achamos necessário contratação de guia.

Fizemos a trilha até a Laguna Torre em aproximadamente 2:15, o Luiz levou mais 20 minutos até o abrigo Maestri (sem contar o tempo que ficamos parados). Para voltar foram aproximadamente 2:20 hrs.

Vimos em outros blogs que o tempo previsto para fazer a trilha até o mirador maestri é de aproximadamente 4 horas.

A distância percorrida foi de 26 km – Saindo caminhando do hotel.

 


5.  Reserva

Não é necessário fazer reserva, porém é importante fazer o registro no centro de visitantes.

 


6. Aluguel de Equipamentos

Na cidade é fácil encontrar  empresas que alugam todo o equipamento necessário para acampamento, trekking e escalada.


7. Campings / Banheiros

Próximo a Laguna Torre, há o Campamento De Agostini, com banheiros naturais (uma casinha com buraco no chão)

Os campings são gratuítos, mas não espere nenhuma estrutura, e geralmente estão lotados, chegue cedo para garatir.

Não é necessário reservar.

 


 

8. Nossa opinião

É um trekking tranquilo, fomos curtindo o caminho, a natureza, e fazer a trilha com neve foi sensaional!

Mesmo não avistando o Cerro Torre o tempo todo, a paisagem é muito bonita, e na volta ainda tivemos o presente de ver um Huemul.

Assim como na Laguna de Los Tres, achamos organizado e fácil de se localizar, e também  não vimos guarda-parque. Não encotramos lixo, pessoas com som alto ou fazendo algazarra. Mas fomos em Abril, inicio da temporada baixa, fizemos esta trilha no dia 09/04/2019, encontramos muitas pessoas, mas não estava lotado como costuma ficar na alta temporada.

Mesmo estando frio, tivemos sorte de pegar dias de sol em Chaltén.

É um lugar que voltaremos algumas vezes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: